domingo, 28 de novembro de 2010

Relatando o andamento da intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Lucivânia da Silva Costa                             Polo:  NTE 5
Título do projeto: Fatores que interferem na evasão dos estudantes da EJA no Centro Integrado Cristo               Redentor em São José da Vitória- BA

Escola: Centro Integrado Cristo Redentor               Município da Escola: São José da Vitoria
 Rede: Municipal                                                        Data: 27 de novembro de 2010


Relatório da Intervenção

No cenário educacional brasileiro, o ensino noturno ministrado em escolas públicas constitui-se como uma modalidade de ensino destinada a alunos que ultrapassam a idade prevista para concluir os estudos. Por fazerem parte da camada socioeconômica menos favorecida e tendo que trabalhar para seu próprio sustento ou da família, tais alunos obrigam-se a estudar no período da noite.
Sendo detectado coletivamente que a evasão tem sido um grande problema também no Centro Integrado Cristo Redentor, a equipe resolveu lançar mão num projeto de intervenção, na tentativa de minimizar tal realidade. Para tanto esse projeto tem se pautado na metodologia da pesquisa-ação. Um tipo de pesquisa social, associado a uma ação que visa a resolução do problema detectado, de forma a envolver os indivíduos da situação de modo participativo, partindo do pressuposto de que  pesquisa e ação podem estar reunidos, objetivando a mudança, a resolução dos problemas ou a melhoria de uma situação proposta coletivamente, tendo origem numa necessidade real de modificação. Lembrando sempre de que é importante manter a participação de todos envolvidos no processo, em todas as etapas da ação. Numa pesquisa colaborativa, as ações são flexíveis e avaliação deve ser um processo constante.
Algumas ações foram planejadas coletivamente  na tentativa de reverter o quadro da evasão.  Umas foram realizadas com sucesso, outras não chegaram a acontecer devido a muitas dificuldades encontradas no percurso.
Dentre as ações realizadas, as que mais atraíram atenção da clientela foram as comemorações ao dia do estudante e dia dos pais, o qual teve sorteio de vários brindes e o torneio de futebol, que aconteceu a pedido dos estudantes.
O projeto cultural “Construindo saberes ressignificando conceitos”, iniciou com muito entusiasmo, o tempo foi passando, algumas ações aconteceram, mas a culminância não aconteceu. Professores chateados, desistiram da ação, muitos dias sem aula, fez com que o desmotivassem também os estudantes. Só duas turmas conseguiram apresentar seus trabalhos à comunidade escolar. A oitava série, com a dramatização       ” Lampeão e sua peleja pra entrar no céu” e a turma do segmento IV com o saral de poesia baseado em Cecilia Meireles, Fernando Pessoa e Mario Quintana. As outra produções das seis turmas não foram apresentadas.
Normalmente, quando divulgamos os eventos, ao invés de conquistar um publico maior, muitos dos estudantes não comparecerem. Alguns dos docentes também aproveitam como dia de folga e não incentivam aos estudantes a comparecerem  nas atividades diversificadas.

Análise crítica do andamento da intervenção.

As tentativas de minimizar o problema da evasão no Centro Integrado Cristo Redentor, não vem surtindo muito efeito, devido aos fatores que tem retirado os estudantes das salas de aula para trabalhar em outras cidades como Itapetinga e Porto Seguro. Outros, voltaram a trabalhar na lavoura cacaueira, passando a residir nas fazendas.
 O desemprego tem sido a maior causa da evasão nos últimos meses desse ano. Comparando aos dois anos anteriores, esse foi o mais critico em relação a frequência escolar.
Não só a Escola Cristo Redentor, como as outras escolas da cidade da rede municipal e estadual tem vivido essa crise de alto índice de evasão. É importante ressaltar, que o concurso publico realizado no inicio do ano em curso, contribuiu muito com a realidade ora vivenciada.




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