terça-feira, 28 de setembro de 2010

CONTINUAÇÃO DO JORNAL

DROGAS E CRIMINALIDADE

Nos dias atuais, a criminalidade vem crescendo em nossa sociedade tendo alcançado proporções quase que insustentáveis, tanto que se tornou raro encontrar uma pessoa que não tenha sido vítima ou que não conheça alguém que tenha sofrido a violência.
Basta ligar a televisão ou abrir um jornal, para deparar com extensas reportagens referentes a crimes que ocorrem diariamente, tais como: seqüestro, roubo, homicídio, entre outros, tornando a sociedade refém e a mercê da situação de insegurança.
Diversas são as explicações para a violência, como: a desigualdade social, o desemprego e a desestrutura familiar, porém grande parte está relacionada com o uso e o tráfico de drogas ilícitas.
O usuário de drogas para manter seu vício comete furtos e roubos, se apropria de objetos da casa de seus pais para trocar por drogas. Impedido de cobrar na justiça a dívida de droga, o traficante faz justiça com as próprias mãos, chegando até mesmo a matar o viciado que não paga pelo que consumiu.
O uso e o tráfico de drogas trazem um grave problema para a sociedade, não só em relação à criminalidade, mas também em relação à saúde de seus usuários, tendo influências até mesmo na saúde pública.
Em São José da Vitória não é diferente: muitos jovens se envolvem com furtos e agressões físicas. A maioria começa roubando os próprios familiares e agredindo os amigos. Tudo isso é resultado da desestruturação familiar, do uso do álcool e de outras drogas.
O uso de drogas e a criminalidade não é só um problema de grandes cidades. Ela acaba aterrorizando a sociedade que amedrontada não sabe o que fazer. É preciso que se invista  mais em educação, lazer e emprego para que diminua o uso das drogas e consequetemente a criminalidade.
CIDADE LIMPA?

Segundas, quartas e sexta-feiras o caminhão da limpeza pública passa na porta de todas as casas da cidade fazendo a coleta do lixo doméstico.
E por que será que tantas sacolas de lixo são jogadas à toa, nas esquinas, em canteiros, nas praças e em terrenos baldios?
Vamos cuidar da nossa cidade deixando-a sempre limpa. Cada morador pode se conscientizar colocando seu lixo em sua própria porta, protegido da melhor forma  possível, atentando sempre para os horários em que a coleta é feita em sua rua. A coleta é feita sempre num mesmo horário. 
Colocar o lixo na porta após o caminhão ter feito a coleta é um erro. Jogar a sacola de lixo à toa na esquina, num terreno ou mesmo no canteiro, também está errado.
O caminhão do lixo e sua equipe começam a circular às 7:00 horas da manhã. O roteiro é sempre o mesmo e só acaba por volta das 15:00 horas.
A coleta só não é feita as terças, quintas, sábados domingos e feriados. É bom que todos observem essas normas.
Quem é cidadão, cuida de sua cidade

Um pouco da HISTÓRIA da nossa ESCOLA

v  A nossa escola foi fundada no ano de 2001. O primeiro nome que a escola teve foi LÍLIAN SANTANA em homenagem a prefeita da época que deu início a construção desta escola, alguns anos depois, mudou para SÃO JOSÉ e atualmente CENTRO INTEGRADO CRISTO REDENTOR. A princípio a escola possuía 07 salas de aula e atendia apenas da 1ª a 4ª série. A partir de 2005, começou a oferecer o Ensino Fundamental II.
v  Hoje possui 16 salas de aula, 1040 alunos formam o corpo discente da escola, 40 funcionários e 59 professores a maioria todos com graduação e os demais estão cursando faculdade.
A professora DILMA TÂNIA é quem dirige a escola atualmente, com a ajuda das Vices: DURLIANE (no Matutino), MARITZA (no Vespertino) e LUCIVÂNIA (no Noturno), juntas realizam uma gestão participativa e democrática em prol de
v  uma educação que tenha como principal meta formar cidadãos críticos, participativos, com autonomia para fazer valer seus direitos e com sensatez para cumprir seus deveres.
v  Fazem parte da Coordenação Pedagógica: LUCIANA do Fundamental II no Matutino, NAILZA no Fundamental II no Vespertino, REZONILDA no Noturno e GILCELI no Ensino Fundamental I Matutino e Vespertino.
v  Nossa escola em 2009 formou a primeira turma do Ensino Fundamental II, que hoje está cursando a 1ª série do Ensino Médio no Treze de Junho.
v  Já foi Diretor desta escola: LUCAS SOUTO, acompanhado da Vice ANA CLÁUDIA, conhecida popularmente por Sinha.
v  Missão da Escola: Assegurar um ensino de qualidade, formando cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade
                                                           
          

       


 
           Diretora: Dilma Tânia         Vice: Durliane


                          

                                 

              Vice: Maritza               Vice: Lucivânia
                            
Reportagem: Carla , Ariana E divânia
                                     TRIBUTO A DILMA

Amigos não se despedem... Amigos quando se afastam dizem um “até logo”.
Iniciamos as nossas palavras de agradecimento e não de despedida. Dentro de alguns meses infelizmente, teremos que dar adeus a esta instituição que nos acolheu durante alguns anos, contribuindo para nossa aprendizagem e formação.
Dedicamos estas poucas linhas para expressar nossa grande gratidão aquela que nos acolheu com afetuosidade, carinho, chamando nossa atenção quando necessário. No decorrer desses anos de convivência, compartilhamos idéias, alegrias, tristezas e emoções.
A você que compartilhou conosco dificuldades e alegrias, nos incentivando sempre com compreensão, paciência e estímulo, nos fazendo sentir fortalecido, nosso muito obrigado!
Você, que nestes anos se doou para nós, com sapiência e dedicação, nos deixou um pouco do seu legado; queríamos, mas não podemos ser egoístas, outros virão para esta escola e precisarão de você.
A nós só resta à gratidão a Deus por ter permitido que uma alma iluminada como a sua cruzasse nosso caminho. Muitas palavras poderíamos dizer, mas nenhuma substituiria estas.
Obrigado do fundo de nossos corações e siga sua missão para que outros, como nós, tenham o prazer de conviver com você, que é mais que uma diretora, e sim uma verdadeira companheira e amiga.
Mesmo que tudo não tenha sido dito, queremos que saiba que de tudo foi tentado para demonstrar o quão importante foi sua companhia durante esses anos, o quanto ela é e sempre será importante ao longo de nossas vidas.
A ti o nosso respeito e admiração dedicamos!
de Educação

Entrevista com o Secretário de Educação: JAIMILTON VIANA
A. V. E : Como o Senhor vê a Educação do nosso município?
J. V : Com uma perspctiva de grandes transformações, onde a comunidade é  nossa  principal meta de transformação cidadã. A educação está buscando mecanismos na transformação do cidadão e da cidadã Sanjoseense. Hoje eu posso afirmar que a educação está mais organizada. Temos escolas mais estruturadas e professores mais preparados.
A. V. E : O que a Secretaria de Educação tem feito para melhorar o nosso IDEB?
J. V : A Secretaria vem melhorando as estruturas físicas das escolas, nucleação das escolas para melhor aproveitamento da aprendizagem dos alunos, ou seja, estamos agrupando  os alunos pelos seus graus de aprendizagens, com os seguintes atendimentos:
Educandário Menino Jesus – atendimento da Pré -Escola (alunos de 4 a 5 anos); Escola Guilhermina Cabral – atendimento do Ciclo da Alfabetização (alunos de 6 a 8 anos); Centro Inegrado Cristo Redentor – atendimento do Ensino Fundamental I e II (alunos acima

de 9 anos); estamos capacitando professores; combatendo a repetência e evasão; estamos dando autonomia aos Gestores escolares; pagamento dos profissionais em dia; temos plano de carreira; transporte escolar; merenda de boa qualidade;
vários projetos voltados para a aprendizagem dos alunos, etc.
A.V.E: Como o Senhor vê o trabalho dos professores?
J. V : Como um forte aliado na aprendizagem dos alunos. São os professores que abrem os caminhos e indicam como os alunos devem segui-los para torná-los cidadãos de fato e direito. Hoje o município tem a maioria dos professores graduados, faltam pouquíssimos que ainda não terminaram a sua graduação. Eu vejo que existe um bom número de professores que realmente estão precupados com a educação do município; tem professores desenvolvendo ótimos projetos nas escolas.
A. V. E : Na sua opinião, em que a educacação precisa melhorar?
J. V : Todos os professores com as suas graduações. Melhorar ainda mais as estruturas físicas do Cristo Redentor. Trazer mais projetos de aprendizagem. Fazer valer nosso Plano de Carreira.
A. V. E : O atendimento que a Secretaria de Educação dá para as escolas é suficiente para uma boa realização das atividades pedagógicas?
J. V : As escolas recebem recursos do Governo Federal, como o PDDE e o PDE, para gerir com autonomia suas atividades pedagógicas, além disso  a Secretaria  tem sempre colaborado com todas as escolas.
A. V. E : Como o Senhor analisa o desempenho dos professores?
J. V:  É variável, uns bons, outros médios e uma pequena quantidade com desempenho abaixo da média. Temos ainda alguns professores que têm um desempenho muito baixo, esse desempenho é analisado quando pegamos os resultados no final de cada ano letivo.
A. V. E : Que tipo de cidadão o Senhor espera que formem?
J. V : Conscientes e que sejam capazes de  contribuir para melhorar a vida do planeta.
A. V. E : Numa escala de 0 a 10, que nota o Senhor dá para a atuação dos professores em sala de aula?
J. V : Para alguns 9, para outros 6 e para um grupo bem pequeno 5. Vale lembrar que temos alguns professores que não têm compromisso com a educação: são irresponsáveis, faltam muito, não preparam aulas, etc.
Entrevista: Cleiton, Vandeimisson e Wesley



Nenhum comentário:

Postar um comentário